Características e obras do barroco no brasil
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Contexto histórico:
SOCIEDADE:
A sociedade no movimento barroco caracterizava-se, por um momento de crise espiritual da sociedade europeia. O homem do século XVII era um homem dividido entre duas mentalidades, duas formas de ver o mundo, a medieval e a renascentista, época cujo homem era um ser contraditório.
Duas forças opostas: antropocentrismo e teocentrismo. Tentando atingir a síntese, o homem barroco procura conciliar, esses dois elementos. Ele vivia diante desse dilema entre o céu e a terra, o pecado e a salvação, a mística e a sensualidade, a santidade e o liberalismo, só havendo uma saída: conciliar os pólos opostos. Sua alma ficou assim, uma alma agônica, polarizada entre opostos, paradoxal. Toda literatura barroca testemunha esse estado de alma.
A sociedade europeia estava organizada em três classes sociais: clero, nobreza e o povo do terceiro Estado. Com a pressão da burguesia que era apoiada pelo poder econômico, as decisões politicas tomadas pelo estado tinham como presença o clero representado pelo rei em seu trono e a nobreza, onde o terceiro mundo composto por trabalhadores como camponeses, não participava de decisões políticas.
Barroco no Brasil:
Foi um estilo literário que durou do século XVII ao