características sensórias da carne
TECNOLOGIA DE LEITE E DERIVADOS
PROF.: ANA TEREZA DE OLIVEIRA CIRILO
3º PERÍODO DE AGROINDÚSTRIA
RESUMO SOBRE A LEGISLAÇÃO DE FROZEN YOGURT
1. INTRODUÇÃO
Segundo o regulamento técnico para gelados comestíveis e preparados para gelados comestíveis (RESOLUÇÃO-RDC Nº 266, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005).
Que tem por finalidade fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer os gelados comestíveis e os preparados para gelados comestíveis.
DEFINIÇÃO SEGUNDO RDC N° 266 = Gelados Comestíveis: são os produtos congelados obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas; ou de uma mistura de água e açúcar(es). Podem ser adicionados de outro(s) ingrediente(s) desde que não descaracterize(m) o produto.
PREPARADOS PARA GELADOS COMESTÍVEIS: são os produtos que, após serem submetidos ao congelamento, resultam em gelados comestíveis, não necessitando da adição de outro(s) ingrediente(s).
DESIGNAÇÃO: Gelados Comestíveis: devem ser designados por denominações consagradas pelo uso. Podem ser usadas expressões relativas ao ingrediente que caracteriza o produto e ou ao processo de obtenção e ou forma de apresentação e ou característica específica.
1. Ingredientes para o Frozen Yogurt
Inicialmente, os ingredientes para fabricação de sorvetes eram leite, creme, açúcar e estabilizantes. Atualmente é utilizada uma enorme variedade de ingredientes, considerando características como custo, propriedades de manipulação (viscosidade, ponto de congelamento e aeração), aroma, corpo, textura, valor nutricional, cor e palatabilidade do produto final (SOLER E VEIGA, 2001).
TABELA DA COMPOSIÇÃO DO FROZEN YOGURT BRASILEIRO
2. DEFINIÇÃO SEGUNDO A LEGISLAÇÃO: Produtos congelados obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas; ou de uma mistura de água e açúcar(es). Podem ser adicionados de outro(s) ingrediente(s) desde que não descaracterize(m) o