Características gerais da obra
O Discurso está dividido em seis partes, e possui uma breve introdução. Nesta, Descartes já enfatiza a divisão do livro e explica o que o leitor encontrará em cada uma das seis partes que tratam pela ordem:
Primeira parte: a experiência escolástica de Descartes e seu juízo a respeito das diferentes disciplinas estudadas no colégio jesuíta.
Segunda Parte: principais Regras do Método
Terceira Parte: principais fundamentos da moral.
Quarta Parte: a dúvida metódica e os fundamentos da metafísica, de Deus e da alma humana.
Quinta Parte: o corpo humano , explicação do movimento do coração , e a diferença que ocorre entre a alma humana e a dos animais .
Sexta Parte: considerações sobre o progresso das ciências e motivos para a publicação da obra em língua francesa , antes que em latim.
PRIMEIRA PARTE
A experiência da escolástica de Descartes e a descoberta de da necessidade de um método rigoroso.
1. Necessidade do método. Todos os homens , que são de fato iguais pela inteligência ( bom senso ou razão) conseguem , resultados diferentes segundo o método adotado.Descartes informa ao leitor haver descoberto um método particularmente eficaz e mostra a todos como ele conduziu a sua própria Razão ( p.7- 10).
2. A história da própria educação e a utilidade do estudo das matérias escolásticas .
Por intermédio das várias disciplinas escolásticas , teria podido ter adquirido um cognição clara e segura de tudo aquilo que é útil a vida .( história, poesia , retórica, filosofia, teologia. etc…), Disciplinas que o fizeram perceber sempre mais a sua ignorância. De fato , nenhuma disciplina é capaz de ensinar tudo aquilo que é útil a vida. ( PP 10 -20).
3. O estudo de si mesmo.
Tomei um dia a decisão de estudar também a mim mesmo e de empregar todas as forças de minha mente para escolher