Características dos barramentos usb e firewire
2.1 Barramento USB
A tecnologia USB (Universal Serial Bus) chegou para facilitar bem nossas vidas, com a implantação dessa tecnologia, pôde se criar dispositivos que trabalhem a taxas elevadas de transmissão e com custo menores, o que antes se tornava difícil de implantar, hoje é uma realidade.
Vejamos alguns barramentos USB, suas larguras e temporização:
USB 1.1: Foi a partir dessa versão usb que se tornou padrão as conexões usb. A largura de transmissão nas conexões mais lentas nessa versão é de até 1,5 Mbps; nas conexões mais rápidas esse valor é de até 12 Mbps.
USB 2.0: A Largura de transmissão nessa versão oferece a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo.
USB 3.0: A Largura de transmissão de dados dessa nova tecnologia será de até 4,8 Gbps, equivalente a cerca de 600 MB por segundo. Nessa transmissão poderá se conectar dispositivos USB 1.1 e USB 2.0. Os dispositivos USB aceitam conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo.
O dispositivo USB é composto de várias versões, que se definem:
USB 0.7: Lançado em Novembro de 1994.
USB 0.8: Lançada em Dezembro de 1994.
USB 0.9: Lançada em Abril de 1995.
USB 0.99: Lançado em Agosto de 1995.
USB 1.0: Lançado em Janeiro de 1996.
USB 2.0: Lançado em Abr. de 2000.
USB 3.0: Lançado em Set. de 2009. Há quatro tipos de identificação da conexão estabelecida entre o host (computador ou equipamento que recebe o dispositivo) e o dispositivo usb. O host recebe a informação de que tipo de conexão o dispositivo utiliza. Que será uma delas a seguir:
Bulk: refere-se a dispositivos que lidam com grandes volumes de dados, como exemplo impressoras e scanners. Ele ainda conta a tecnologia de detecção de erro, garantindo a integridade das informações transmitidas.
Control: é utilizado para fazer a transmissão de parâmetros de controle e configuração do dispositivo.
Interrupt: refere-se a dispositivos que transferem poucos dados, como exemplo