características do óleo de babaçu
Características gerais do óleo de babaçu e
Levantamento da disponibilidade e quantidade do óleo de babaçu
Nome: Adalton Benevides RA 2012058587
Guarulhos, 08 de Outubro de 2014
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ÓLEO DE BABAÇU
O mercado brasileiro de óleos láuricos constitui-se atualmente no principal mercado para o óleo de babaçu. As indústrias do segmento de higiene, limpeza e cosméticos absorve cerca de 35 mil toneladas de óleo de babaçu bruto.
Mercado de óleos láuricos
Os principais concorrentes de óleo de babaçu no mercado de óleos láuricos são óleos palmistes e o óleo de coco. A produção mundial gira em torno de 5,7 milhões de toneladas. Deste total, o óleo de coco representa 54% seguido do óleo de palma que detém 46% da oferta mundial (OILWORLD, 2000).
O consumo mundial de óleos láuricos é estimado em 5 milhões de toneladas/ano dos quais 53% de óleo de coco, 46% de óleo de palmiste e 1% de outros óleos (OILWORLD 2000; MIELKE, 2000).
O mercado brasileiro de láuricos está estimado em 80 mil toneladas por ano, os principais consumidores são as indústrias de margarinas, higiene e limpeza localizada na região sudeste do pais
LEVANTAMENTO DA DISPONIBILIDADE E QUANTIDADE DO ÓLEO DE BABAÇU
O Óleo da Amêndoa de Babaçu é bastante parecida com a do óleo de coco, pois ambos apresentam alto teor em ácidos láurico e mirístico. Assim, o Óleo de Babaçu pode ser empregado em produtos cosméticos em substituição ao óleo de coco.
O coco do babaçu tem de 4 a 5 amêndoas, que representam cerca de 7% deste, e o óleo extraído representa cerca de 40% da amêndoa. O óleo de babaçu possui cor branca amarelada e em temperatura ambiente está sob a forma de gordura.
Aproximadamente 85% do óleo são compostos por ácidos graxos saturados, 15% por ácidos insaturados. Sua
Dentre os ácidos estão: láurico (44-46%), mirístico (15-20%), oleico (12-18%), palmítico (6-9%), esteárico (6%), caprílico