Características do sudeste
Principais aspectos
Características
Pagina 01
Pagina 02
Revista do
Sudeste
Extra: sudeste centro da economia brasileira
Densidade demográfica: 88,2 Mortalidade infantil 13,1
Analfabetismo: 4,8% Numero de municípios: 1.668
Vegetação: Em função do desenvolvimento urbano e agrícola, grande parte da vegetação nativa desapareceu. Destaca-se a Mata Atlântica na região litorânea.
Economia:
Região com intenso desenvolvimento das indústrias de automóvel, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica, etc. As áreas de serviço e comércio também se destacam. A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil. O principal porto do Brasil localiza-se na cidade de Santos-SP.
Agricultura: destaque para o plantio de cana-de-açúcar, café, algodão e soja.
Principais Cidades da região Sudeste: Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro, Estado de Minas Gerais, Estado do Espírito Santo.
É o centro vital do país. Nela estão as maiores cidades, a maior densidade populacional, os maiores depósitos de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior rede rodoferroviária e os melhores portos. É a mais importante região industrial, comercial e financeira do país. Emprega 70% do operariado brasileiro e usa 85% do total da energia elétrica consumida no Brasil. O relevo é bastante acidentado, com predominância de planaltos. O clima é tropical, entre temperado e quente, com grandes variações locais. Algumas áreas têm vegetação pobre e rasteira; outras são cobertas por florestas tropicais úmidas. A região é um verdadeiro centro dispersor de águas. Há várias bacias fluviais, com rios correndo em várias direções.
A região Sudeste começou a ser colonizada pelos portugueses no século XVI. A primeira, São Vicente, foi fundada em 1532. O desenvolvimento da região começou a partir da descoberta do ouro em Minas Gerais, no século XVIII. Em 1763, o porto do Rio de Janeiro, por onde escoava o