Características do Feudalismo
CURSO DE HISTÓRIA Características do Feudalismo O feudalismo foi um modo de organização social e político que surgiu na Europa após a queda do Império Romano do Ocidente, num período complicado para os europeus. Ele permaneceu durante toda a Idade Média (século X ao século XV da história).Durante o período do feudalismo a sociedade era essencialmente agrária, as maiores riquezas que alguém podia ter eram as terras, ou seja, as terras eram a base econômica do sistema feudal. A política tinha como autoridade maior o monarca, porém os senhores feudais tinham o poder judicial, militar e o direito de criar suas próprias moedas, ou seja, dentro de cada feudo o comando era na verdade do senhor feudal, e não da monarca, que passou a ser apenas uma figura simbólica.
A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. O clero era responsável por rezar e exercia funções religiosas mas também tinha uma grande influência política sobre as pessoas daquela época.
Podemos destacar também que a Igreja Católica dominava o cenário religioso, e aproveitando esse poder, ela influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento durante a Idade Média além de exercer funções religiosas e políticas também tinha poder econômico, pois possuía terras e até mesmo servos trabalhando. Com isso controlou por muito tempo o pensamento da sociedade medieval. Os nobres também eram chamados de senhores feudais, tinham funções militares eles negociavam com o rei (trabalhavam no exército em troca de terras). E os servos eram a maior parte da população camponesa, bastante explorados e tendo que pagar tributos. A servidão era feita através do trabalho em terras cedida pelo senhor feudal, mas que ele não se tornava dono. Dessa forma o camponês servo ficava preso ao senhor feudal,