CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO E ATRASO COGNITIVO DE ZERO A DOIS ANOS
CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO E ATRASO COGNITIVO DE ZERO A DOIS ANOS
Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da AUPEX, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Neuropedagogia na Educação Básica.
Professora Orientadora: Cláudia Maria Sedrez Gonzaga
Itajaí
Dezembro/2011
CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO E ATRASO COGNITIVO DE ZERO A DOIS ANOS1
Juliane da Silva Magalhães2
Cláudia Maria Sedrez Gonzaga3
Resumo: O presente artigo tem como objetivo norteador estudar as principais características do atraso cognitivo durante o desenvolvimento de zero aos dois anos da criança, conceituando o que vem a ser este atraso e apresentando as características mais significativas. A partir do estudo de artigos se buscou orientações para pais e professores sobre de que forma podem observar a criança e perceber sinais de que ela necessita de estimulação para avançar ao próximo estágio. O desenvolvimento da criança é integral e depende da interação e integração de vários fatores. Por isso é necessário atentar a evolução normal da criança e do que pode intervir nesta, afim de que se perceba qualquer alteração e se possa intervir o mais breve possível para um tratamento adequado. Dessa forma, conclui-se que qualquer alteração biológica ou ambiental que afete a criança pode alterar seu desenvolvimento e atrasar sua compreensão, percepção, memória e aprendizado, ocorrendo então o atraso cognitivo.
Palavras chave: Desenvolvimento, características, atraso cognitivo.
INTRODUÇÃO
É durante os primeiros anos de vida, segundo Figueiras (2005 p. 9), que a criança precisa desenvolver-se satisfatoriamente, pois isto contribui para o desenvolvimento de suas potencialidades possibilitando que ela torne-se um sujeito capaz de aprender cotidianamente e possa atender as exigências sociais. A necessidade de estudo deste tema