características de um programa de qualidade de vida no trabalho
Um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve aspectos de todo o âmbito empresarial, no qual os colaboradores são submetidos a passar sua rotina de trabalho. Seu foco é permitir que houvesse satisfação, organização e bem-estar ao funcionário para que assim possam estar aptos e motivados para exercer sua função e atingir o objetivo da empresa, melhorando a produtividade.
O programa se estabeleceu com a necessidade das empresas possuírem qualidade total em seus serviços/produtos e estar ativa na competitividade do mercado, e com isso veio o QVT para proporcionar harmonia, visão no potencial humano e condições de trabalho satisfatórias para os empregados. Os programas de QVT envolvem a resolução participativa dos problemas, reestruturação do trabalho, inovações do sistema de recompensas e melhoria do meio ambiente do trabalho.
É necessário que a capacidade do líder de influenciar, dirigir, motivar e se comunicar com os seus subordinados, seja muita bem estruturada e concentrada, pois ele é base para desenvolver um meio de criar um ambiente saudável e receptivo para que seus funcionários possam ser motivados, pois se eles não estiverem motivados não seguiram seus líderes.
Satisfazer todos os colaboradores não é uma tarefa fácil, pois cada um tem sua própria necessidade e realização a ser saciada, mas de acordo com Maslow as necessidades fisiológicas são as primordiais para ser ter um avanço neste contesto, e com os programas de QVT é possível chegar á um consenso e incentivos para todos os funcionários para trabalharem mais motivados.
Estes são alguns programas em benefícios aos funcionários: capacitação dos funcionários, oportunidade de crescimento, direitos trabalhistas, condições de segurança e saúde no trabalho.
Benefícios a empresa: Força de trabalho mais saudável, baixo índice de acidentes, melhor imagem e melhor ambiente de trabalho.
Programas de Qualidade de Vida no Trabalho: - Projetos