Características de um Estudo Científico
Produz um conhecimento realista, analítico, e, acima de tudo, verificável empiricamente. Trabalha com hipóteses, chamadas teorias. Veicula enunciados tidos como verdades provisórias, sujeitas a validação ou possível rejeição.
A ciência por sua vez vem para compreender, esclarecer, provar e controlar se tudo que foi dito antes faz sentido. É um processo de busca, transpiração do conhecimento sobre a realidade material ou psíquica, concreta ou abstrata por meio da observação e/ou manipulação da realidade.
Com isso, constitui em uma busca de verdade, que não se confunde com a própria verdade. Por isso mesmo, é uma (re) construção permanente do conhecimento, não um conhecimento pronto e acabado.
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência. É um trabalho sistemático, na busca de respostas às questões estudadas, é o caminho que se deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica. É um trabalho cuidadoso, que segue um caminho sistemático, na busca de respostas às questões estudadas.
O método científico é uma forma de comprovar a veracidade de algumas teses desacreditadas pelo ceticismo. Em contraposição ao método científico, está o método empírico, que é baseado unicamente na experiência, sem nenhum processo científico.
A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações. Será chamada pesquisa científica se sua realização for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência.
Palavras chaves: Resumo. Pesquisa. Cientifica
Brasília-DF
2014
Referência:
Características de um Estudo Científico. In. ACEVEDO, Cláudia R., NOHARA, Jouliana J. Monografia no curso de Administração: Guia