características das regiões portuguesas
Diapositivo 1
A região do Ribatejo e Oeste apresenta uma localização privilegiada em termos de mercado devido à proximidade de importantes centros urbanos .
Diversidade de solos e climas aliados a explorações vitivinícolas de grande dimensão com baixos custos de produção são as principais características do Ribatejo
Ao percorrer o Ribatejo e atendendo à sua paisagem, apercebemo-nos de imediato de três regiões de características completamente diferenciadas: são designadas por lezíria, bairro e charneca. Estas regiões apesar de fazerem parte da mesma, são muito diferentes em diversos aspectos, que vamos mencionar ao longo de todo o trabalho.
Diapositivo 2:
O ribatejo e oeste ou estremadura e oeste localiza-se(apontar no mapa).
Diapositivo 3:
Regiões diferentes:
Lezíria- corresponde à área de planície inundável pelo rio Tejo, e compreende solos de aluvião, de óptima qualidade, nos quais a vinha predomina . Nestas terras férteis, para além da vinha encontram-se plantações de cereais, melão, tomate e excelentes pastagens onde podemos ver gado bovino e equino.
bairro - O bairro surge na margem direita do Tejo, com um relevo pouco acentuado. Nestes solos encontram-se culturas arbustivas nas quais predomina a oliveira que convive de perto com a vinha, o trigo e o milho.
Charneca- A charneca estende-se da margem esquerda do rio Tejo até ao Alentejo. Nela encontra-se uma vasta área de sobro, bem como de eucaliptos e pinheiros. Contudo também é possível observar, em locais mais favoráveis, cultivo de cereais e vinha assim como arroz nas zonas mais irrigadas.
Diapositivo 4:
A região Ribatejo e Oeste engloba:
-Lisboa
-Setúbal
-Santarém (Lezíria do Tejo)
(apontar no mapa).
Cada uma tem diferentes caracteristicas.
Diapositivo 5:
Relevo: é diferente entre estas duas regiões.No relevo em Portugal há um contraste, no Norte o relevo é mais acidentado enquanto no Centro e Sul é mais plano, é devido a isso que a