Características-clichê e imprescindíveis
Tomando por base o texto Competências do Profissional de Jornalismo é possível enumerar toda uma gama de características indispensáveis a um jornalista. Características que tidas formam um bom profissional, mas dentre estas dez merecem destaque.
Domínio da língua:
Com a base de sua função nos textos é imprescindível ao jornalista o domínio da língua portuguesa tanto na oralidade como na escrita.
Discernimento:
A função social do jornalista é a de comunicador e como tal ele lida diretamente com informação sendo assim estritamente necessário a ele como profissional a diferenciação de uma informação confiável e uma informação não confiável.
Apuração:
Ao comunicar é necessário informar e para informar é preciso reunir informações. A capacidade de informação é, portanto uma qualidade indispensável ao jornalista.
Conhecimento:
É chavão dizer que um bom profissional deve ter um pouco de conhecimento sobre cada coisa, mas para jornalista, que ao longo de sua carreira falará um pouco de cada coisa, esse conhecimento plural é uma qualidade importantíssima.
Comunicabilidade:
Lidar com pessoas fazer e saber fazer perguntas são partes da essência da função de um jornalista e para tanto é necessário ao mesmo saber se comunicar, adequando seu vocabulário (mais ou menos formal conforme a situação) .
Respeito:
A base de toda função. No caso do jornalista então se faz necessário reforçara-la quanto à privacidade e principalmente a ideias diferentes, uma vez que o contato com as mesmas é recorrente à prática jornalística.
Sociabilidade:
É necessário ao jornalista ser não apenas desinibido para fazer perguntas, mas também saber se trabalhar em equipe mantendo uma boa relação com diferentes profissionais.
Consciência:
Ter noção do poder e da importância que possuí como comunicador e não agir levianamente.
Iniciativa:
Parte dos deveres do jornalista estão em combater arbitrariedades sendo assim necessária a iniciativa de