Caracterize a distinção entre os processos de colonização ocorridos entre o período de Expansão Marítima e a Revolução Industrial, e os posteriores à Revolução Industrial.
A Expansão Marítima, ocorrida no século XV, foi uma disputa acirrada entre vários países da Europa. A fim de abastecer o próprio consumo, que anteriormente eram providos pela Ásia e Índia, como as especiarias e metais preciosos, que eram repassadas por mercadores árabes ou italianos, com altos impostos, os europeus decidiram encontrar uma nova rota para as Índias.
Assim, firma-se uma aliança entre a burguesia e o rei, interessados em novas oportunidades e comércio mais lucrativo. As novas terras encontradas por Portugal e Espanha, por exemplo, passaram a prover recursos como metais preciosos e especiarias, e se tornaram totalmente exploradas pela metrópole a fim de abastecer o capital e as necessidades do explorador.
Pratica conhecida como colonialismo, tem como finalidade uma produção inteiramente controlada pelas metrópoles.
O Imperialismo surge juntamente com a Revolução Industrial, no século XIX. Com a mecanização dos sistemas de produção, há uma maior oferta de produtos no mercado, com menor custo de produção, gerando maior lucro. Isso faz com que as grandes potências, em processo de expansão econômico, buscassem ampliação de seus mercados consumidores, procurassem maiores quantidades de matéria prima barata, e locais para novos investimentos. Os países imperialistas passam a controlar economicamente os outros países. A mão de-obra-barata e abundante trabalhavam em fabricas monopolistas, o que era praticamente impossível para outras empresas competirem, e se tornaram consumidores dos produtos que a metrópole produzia. Diferentemente do colonialismo, o imperialismo pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados consumidores de seus bens, ao mesmo tempo que a mesma fornecia matéria-prima.
Hoje em dia, podemos citar varias guerras e que tiveram como motivo direto o