caracterização
MICROSCOPIA ÓPTICA COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ATAQUES
QUÍMICOS
A.J. Abdalla1; R.M. Anazawa1; T.M.Hashimoto2; M.S. Pereira2 ; G. A. SOUZA2 ;
G. R. CARRER 1,2; O.M.M. SILVA 3
1
Instituto de Estudos Avançados IEAv/CTA – Rod.Tamoios, km 5,5
12.228-001 – São José dos Campos – SP - abdalla@ieav.cta.br
2
3
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG/UNESP
Divisão de Materiais/Instituto de Aeronáutica e Espaço – AMR/IAE/CTA
RESUMO
Neste trabalho foram formadas microestruturas com diferentes frações volumétricas das fases ferrita, martensita, bainita e austenita retida em aços multifásicos, a partir da aplicação de tratamentos térmicos específicos em aços de baixo carbono (0,11%) e médio carbono (0,39%). Para a caracterização microestrutural por microscopia óptica foram desenvolvidos ataques químicos específicos que permitem distinguir as fases e os constituintes presentes, diferenciando-os com cores diferentes ou ataques seletivos.
Os
diferentes
tratamentos
térmicos
aplicados
alteram
significativamente a microestrutura com reflexos nas propriedades mecânicas, neste processo é essencial controlar a fração volumétrica, a morfologia e o tamanho de grão das fases. Os procedimentos metalográficos e os ataques químicos utilizados mostraram-se ferramentas de grande utilidade para a caracterização das estruturas formadas. Palavras-chaves: aços multifásicos, ataques químicos, microestrutura.
18º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 24 a 28 de Novembro de 2008, Porto de Galinhas, PE, Brasil.
6061
INTRODUÇÃO
A utilização de tratamentos térmicos ou termomecânicos como meio de transformar a microestrutura do aço e melhorar as propriedades mecânicas tem sido utilizadas e aperfeiçoadas há mais de três décadas
(1,2)
. A microestrutura bifásica,
por exemplo, propicia alta resistência mecânica com ductilidade