Caracterização e quantificação da água na atmosfera
Neste trabalho abordaremos alguns assuntos relacionados à meteorologia agrícola fundamentais para o manejo e conservação do solo, e para proporcionar uma melhor condição à cultura.
2. Composição da atmosfera
Basicamente, a atmosfera pode ser considerada como constituída majoritariamente por dois gases: Nitrogênio (78% em volume) e Oxigênio (21%). São também seus constituintes naturais os gases inertes: Argônio, Criptônio, Helio, Neônio, e Xenônio. Esses sete gases formam a matriz atmosférica. Existe ainda na atmosfera um grande número de gases de importância física, química, e biológica, entre os quais se destaca o dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3), e vapor d’água.
3. Pressão Atmosférica Pressão atmosférica pode ser definido como pressão que é exercida pela camada de moléculas de ar sobre a superfície. Quanto maior a altitude menor será a temperatura e a pressão. O mesmo local sofre varias mudanças na pressão durante o dia, essa variação diária ocorre em todos os locais, com maior ou menor intensidade. Em geral, quanto mais árido maior s variação diária da temperatura e, consequentemente, da pressão. A região equatorial sempre vai ter uma pressão atmosférica menor que as regiões polares, isso porque os raios solares são mais absorvidos e mais intensos na região equatorial, isso faz o ar ficar mais aquecido e consequentemente, menos denso.
3.1. Pressão de Vapor Pressão de vapor é parte da pressão atmosférica total, é a pressão exercida pela água presente na atmosfera. É de grande importância para a agrometeorologia pois, em conjunto com outros fatores como a temperatura e o vento, determina a taxa de evaporação da água liquida.
4. Quantificação do vapor d’água (umidade do ar)
A existência de água na atmosfera e suas mudanças de fase desempenham papel importantíssimo em vários processos físicos naturais, como o transporte e a distribuição de calor na atmosfera, a evaporação e evapotranspiração, a absorção de diversos