CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA AREIA EXTRAÍDA EM SÃO JOAQUIM DE BICAS- MG
CHARACTERIZATION AND APPLICATION OF SAND EXTRACTED IN SÃO JOAQUIM DE BICAS-MG
Isabella Caroline Dias1; Thamiris Costa de Jesus2
Maria Fernanda Bernal Lopez3 (Orientadora)
Magali Maria de Araújo Barroso4 (Coorientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1isabella3007@hotmail.com; 2tcp13@oi.com.br;
3fernandalopezval@yahoo.com.br;
4magali.barroso@prof.unibh.br
Resumo: A areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composto basicamente de sílica (SiO2).Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Possui uma aplicação bem ampla, podendo ser utilizada desde a construção civil até na indústria de cosméticos. Por isso é de extrema importância que sua caracterização seja feita, já que suas características devem ser conhecidas, de forma a analisar suas possíveis aplicabilidades, sendo que cada setor possui suas exigências.
O trabalho a seguir faz um estudo detalhado da areia da jazida situada em São Joaquim de Bicas, na qual a empresa ERG Mineração e Comércio Ltda é detentora dos direitos minerários. De posse dos resultados das análises químicas e granulométricas foi possível concluir que a areia estudada terá aplicação no setor de fundição já que possui grãos como alta esfericidade e módulo de finura entre 80-130, atendendo as exigências da área, porém deve ser realizado um beneficiamento desse minério na tentativa de se eliminar os contaminantes, aumentando assim o teor de sílica. Essa rota consiste basicamente em desfragmentação dos grânulos, formação de polpa, classificação em hidrociclones, homogeneização, secagem e estocagem.
Palavras-Chave: Areia, Caracterização, Processos, São Joaquim de Bicas.
Abstract: The sand is a material of finely divided mineral granules composed mainly of silica (SiO2). Shape up the Earth's surface by the fragmentation of rocks by erosion, by