Caracterização tipo de residuos Gerados no Desdobro
Tatiane Santiago Lopes1,
1. INTRODUÇÃO
2.
3. No Brasil, uma grande quantidade de resíduos florestais é gerada anualmente pelas diversas industrias de base florestal. O Brasil tem hoje um índice de aproveitamento de madeira tropical que não ultrapassa os 42% na indústria.
4. No processo de desdobro que é feito na madeireira, a geração de resíduos é inevitável.
5. Os aspectos legais para comercialização e industrialização dos produtos madeireiros devem seguir padrões de conformidade ambiental que são estipulados principalmente na fase de seu licenciamento. As legislações, também são parâmetros para execução plena dessas atividades, os resíduos gerados, quando não são bem destinados, potencialmente são causadores de impactos ambientais locais ou regionais (MARTINE et al., 1993).
6.
7.
8. MATÉRIAIS E MÉTODOS
9.
10. As informações referentes ao diagnóstico da atividade de comércio de madeiras foram levantadas no município de Goiânia, o estudo foi realizado em cinco empresas regularizadas e cadastradas na atividade que envolve a comercialização de produtos madeireiros. Os dados foram obtidos durante o mês de novembro de 2012, por meio de entrevistas feitas diretamente com o proprietário e preenchimento de questionários sistemáticos.
11.
12. RESULTADOS E DISCUSSÃO
13.
14. De acordo com os estabelecimentos entrevistados os principais consumidores dos produtos finais são: construção civil e uso rural, dos produtos comercializados 68% são utilizados na construção civil, 30% no uso rural, na construção de cercas currais e porteiras e 2% na indústria moveleira.
15.
16.
17. Gráfico 1. Principais usos das espécies madeireiras
18.
19. Os resíduos, não são reutilizados na madeireira como incremento da produção. De acordo com o estudo realizado o pó de madeira e aparas são os resíduos mais produzidos no processo de desdobro,