caracterização intitucional
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O estágio foi realizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município de Mata Verde – MG.
Mata Verde, está localizada no interior do estado de Minas Gerais, sua população estimada em 2004 era de 7.716 habitantes. Estagnou-se economicamente com a cultura do café, porque a mesma não tem distribuído renda de forma justa.
Como é um município que não tem as suas bases fixadas no setor industrial a população mais carente fica extremamente dependente da colheita do café, que só acontece uma vez por ano e dura poucos meses, sendo que grande parte dos maiores produtores trazem mão de obra dos municípios vizinhos.
Tem como peculiaridade o estabelecimento de sua área urbana na fronteira entre os estados da Bahia e de Minas Gerais. Assim parte da sua área urbana é denominada Vila Bahia e pertence ao município de Encruzilhada no estado da Bahia.
Mata Verde tem se beneficiado muito economicamente dos vastos cafezais do estado da Bahia que se encontram nas divisas do município. A partir de Maio até começo de Agosto acontece uma das maiores colheitas da região e tendo sua participação de crescimento financeiro, colocando somas estratosféricas de dinheiro nas mãos de poucos e deixando os trabalhadores dependentes do sistema que se criou na região.
Com a fundação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), localizado na Rua Guanabara, nº 67, no centro da cidade, Mata Verde passou por um grande avanço na área social. Os projetos sociais existentes no município, antes da criação do CRAS, eram realizados juntamente com apoio das instituições religiosas, como por exemplo, à Igreja Católica e as igrejas evangélicas que faziam campanhas na doação de alimentos para famílias carentes.
Depois que se desvinculou da cidade de Almenara e se emancipou politicamente, a cidade de Mata Verde tinha a assistência social vinculada à Secretaria de Saúde. Em 21 de julho de 1997 foi criado o CMAS (Conselho