Caracterização físicoquímica de polpas de frutos da amazônia e sua correlação com a atividade anti-radical livre
CANUTO, Gisele André Baptista; XAVIER, Ana Augusta Odorissi; NEVES, Leandro Camargo and BENASSI, Marta de Toledo. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.4, pp. 1196-1205. Epub Nov 26, 2010.
1. Introdução
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutos (6 % da produção mundial) (ANDRIGUETO et al., 2010) A Amazônica representa menos do que 0,2 % desse total (ROMERO, 2009).
1. Introdução
Nos últimos anos, houve um aumento da exploração econômica de produtos e subprodutos de algumas frutíferas específicas. Esse fenômeno está atribuído à crescente preocupação do consumidor com a relação entre dieta e saúde.
1. Introdução
A caracterização física e química dos frutos e a quantificação de componentes bioativos são
importantes para o conhecimento do valor nutricional, e do ponto de vista comercial, para agregar valor e qualidade ao produto final.
1. Introdução
Dentre os compostos com propriedades funcionais em alimentos, substâncias com atividade antioxidante têm recebido grande atenção, pois auxiliam a proteger o organismo humano contra o estresse oxidativo,
evitando e prevenindo uma série de distúrbios crônico degenerativos. (YAHIA, 2010).
1. Introdução
Já é reconhecida a relação entre ingestão de frutos e vegetais, e a diminuição do risco de desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas mediadas pela ação de radicais livres. Esses alimentos contêm grande concentração de compostos bioativos que possuem como função fisiológica, a ação contra radicais livres (AVELLO; SUWALSKY, 2006).
1. Introdução
Entre os produtos naturais com atividade antirradical livre, encontram-se ácido ascórbico e numerosos compostos fenólicos (ARAÚJO, 1995; FENNEMA, 1996; SOARES, 2002; KITTS, 1994).
1. Introdução
Diferentes métodos são utilizados para caracterizar a capacidade antioxidante de alimentos; entretanto,
nenhum é