Caracterização dos Lazeres
Podemos identificar três elementos de interação com o lazer na sociedade contemporânea. São eles: o processo de urbanização, a industrialização e a comunicação de massa.
A interação desses três fatores influem para caracterização dos conteúdos do tempo livre e a recíproca também é verdadeira, as atividades desenvolvidas nesse tempo livre influencia nos três fatores. As significativas mudanças nos três elementos ao decorrer do tempo influenciou na forma de desfrutar o tempo livre. O que era desfrutado com o ócio (reflexão, contemplação,...), dá lugar ao lazer (movimento, atividade física, alienação da rotina).
A Urbanização
Até o desenvolvimento industrial a chegar às cidades, não havia distinção entre as áreas de lazer, habitação e industrial.
As casas eram construídas nas adjacências dos locais de trabalho e as praças e terrenos desabitados eram locais de encontro das crianças e dos jovens, assim como as portas das casas eram o local de encontro dos vizinhos. A ocupação destes terrenos e o surgimento da classe média urbana mudaram a rotina das pessoas e a rua, que era um local de encontro, passa a ser suja, barulhenta, perigosa.
As pessoas passaram a ficar mais isoladas e a ter mais tempo livre.
Atualmente, iniciou-se uma busca por novas áreas de lazer e os condomínios passaram a agregar opções de lazer em suas plantas.
Mas apenas as classes mais favorecidas pode desfrutar desse retorno ao ambiente natural/artificial que o protege da agressividade da ação tecnológica.
Assim, a ocupação do tempo livre fica aliada ao fator socioeconômico. Só pode desfrutar do lazer quem dispõe de recursos para acessar clubes de campo, viagens de turismo, etc.
Com a crescente demanda de lazer, o turismo cresce vertiginosamente e chega a ser a principal fonte de renda de algumas cidades e países.
A Industrialização
O princípio da industrialização é diminuir o tempo de produção de uma unidade por meio do fracionamento das atividades