Caracterização dos Compostos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Orgânica 1
PROFESSORA: Paulina Carvalho
Alina Daniela Brito Ferreira
Ítalo Iury de Souza Guida
João Florêncio Monteiro Neto
Joanilson Gusmão Mota Junior
Priscilla da Silva Moreira
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
São Luís – MA
2013
1-INTRODUÇÃO
Ponto de fusão é a temperatura na qual uma substância passa do seu estado sólido para o líquido (durante aquecimento). Embora o ponto de fusão seja pouco sensível ao efeito da pressão, podemos alterar o ponto de fusão de uma substância alterando a pressão exercida sobre ela. De um modo geral, quanto maior a pressão que exercemos sobre um sólido, mais alto se tornará seu ponto de fusão. Algumas poucas substâncias têm seu ponto de fusão reduzido com o aumento da pressão, como o gelo, por exemplo.
Em geral, os pontos de fusão dos compostos orgânicos são menores do que os dos compostos inorgânicos como substâncias iônicas e metálicas. Isso acontece porque quanto maior é a força intermolecular que mantém as moléculas de determinada substância unidas, mais energia será necessário fornecer ao meio para que essas interações sejam rompidas e elas mudem de estado físico, o que resulta em maiores pontos de fusão. Assim, as forças intermoleculares nos compostos orgânicos são fracas em comparação às forças dos compostos orgânicos.
Em compostos orgânicos, três fatores que influenciam seu ponto de fusão: interações intermoleculares (pontes de hidrogênio > dipolo-dipolo > dipolo-induzido), massa molecular e tamanho da molécula.
A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50 e 300ºC. Uma substancia orgânica pura geralmente possui um ponto de fusão bem definido, ou seja, a fusão ocorre em uma faixa estrita de temperatura. O ponto de fusão, a certa pressão, é sempre um valor constante e