Caracterização dos carboidratos
Introdução
Os carboidratos podem ser considerados uma das principais fontes de energia das células do organismo. São formados por moléculas de carboidrato, hidrogênio e oxigênio por isso também possuem a definição hidratos de carbono. Podem ser classificados conforme a sua hidrólise em monossacarídeo, dissacarídeo, oligossacarídeo e polissacarídeo.
Objetivo
O objetivo é caracterizar através das reações de Benedict, Barfoed, Seliwanoff e Bial a presença de açucares em um material biológico.
Materiais usados
- pipetas de 1ml, 2ml e 5ml;
- pipetador;
- tubo de ensaio;
- bico de pusen;
- reagentes de Benedict, Barfoed, Seliwanoff e Bial;
- solução de glicose, sacarose, lactose, frutose e arabinose.
Procedimento técnico e resultados
1. Reação de Benedict:
- Serão utilizados dois tubos de ensaio que devem ser devidamente identificados como tubo A e B. No tubo A será colocada 1ml de solução de glicose e mais 2ml de reativo de Benedict, enquanto no tubo B será colocado 1ml de solução de sacarose e mais 2ml de reativo de Benedict.
- Após homogeneizar os tubos eles devem ser levados até o “Bico de Busen” para aquecer se por ventura um dos tubos apresentar a coloração alaranjada significa que existe a presença de açúcar redutor, neste experimento o tubo que apresentou a tonalidade alaranjada foi o tubo A.
2. Reação de Barfoed:
- Serão utilizados dois tubos de ensaio que devem ser devidamente identificados como tubo C e D. No tubo C será colocada 1ml de solução de glicose e mais 2ml de reativo de Barfoed, enquanto no tubo D será colocado 1ml de solução de lactose e mais 2ml de reativo de Barfoed.
- Após homogeneizar os tubos eles devem ser levados até o “Bico de Busen” para aquecer com isso em um dos tubos será possível identificar se o açúcar é monossacarídeo redutor, sendo caracterizado pela solução que ficar mais escura e no fundo do tubo haverá um “posinho/resíduo” de tom avermelhado, neste experimento o