Caracterização do herói e suas aventuras em narrativas clássicas universais: Peter Pan, de James Barrie e Harry Potter, de J.K. Rowling.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Literatura Infantil e Juvenil I – Linguagens do Imaginário
Professora Maria dos Prazeres
Aluna: Susana Yunis Boatto
Número USP: 7244714
Caracterização do herói e suas aventuras em narrativas clássicas universais:
Peter Pan, de James Barrie e Harry Potter, de J.K. Rowling.
2014
1. Sobre o trabalho
Este estudo tem como objetivo caracterizar os personagens que realizam papel de heroi nas obras de James Barrie (Peter Pan) e J.K. Rowling (Harry Potter), a partir da estrutura fundamental do Monomito discutida por Joseph Campbell (1949).
Será feito, primeiramente, um breve resumo da teoria de Campbell a respeito do monomito. Em seguida, essa estrutura será aplicada às duas narrativas clássicas universais de Barrie e Rowling, levando em conta que uma está situada em um ambiente temporal diferente. Teremos aqui foco em especificidades de cada narrativa, buscando marcar suas individualidades e reforçar o que une suas estruturas, em uma tentativa de mostrar que o herói e suas aventuras seguem uma mesma linha de eventos narrativos, ainda que suas histórias sejam provenientes de épocas distintas.
2. O percurso da aventura do herói
Segundo Campbell, as narrativas fantásticas capazes de sobreviver a décadas de leitura e outros meios de entretenimento seguem a estrutura do monomito, que é descrito da seguinte maneira:
“O percurso padrão da aventura mitológica do herói é uma magnificação da fórmula representada nos rituais de passagem: separação-iniciação-retorno — que podem ser considerados a unidade nuclear do monomito.”
(CAMPBELL, 2008)
Com a definição dos três rituais de passagem separação-iniciação-retono, Campbell divide ainda cada uma dessas etapas em ocorrências que moldam a estrutura da aventura a ser narrada através de certo padrão. A