CARACTERIZAÇÃO DE POPULAÇÃO DE ARAUCARIA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ DE CAMPO MOURÃO
ABONIZIO, R. M.; VAZ, A. C. S.; HUBER NETO, A.; PERUZZOLO, M. S. PALAVRA- CHAVE: Pinheiro do Paraná, estrutura populacional, padrão de dispersão.
RESUMO
INTRODUÇÃO
A Araucaria angustifolia (BERTOL.) KUNTZE, é popularmente conhecida como Pinheiro do Paraná, sendo considerada uma árvore muito alta por precisar de luz, podendo então atingir 50 metros de altura e diâmetro a altura do peito (DAP) de 250 centímetros (RACHWAL, 2007). Seu gênero Araucaria, vem de árvores coníferas que são plantas gimnospérmicas, da família Araucariacea. O nome de sua espécie (angustifolia) provém do formato de suas folhas acículas, elas apresentam características bem definidas, sendo estas coriáceas e lanceoladas.
É uma espécie dominante da floresta ombrófila mista (floresta de araucária), faz parte do bioma mata atlântica, é um ecossistema que tem chuva durante o ano todo com altitudes elevadas na maioria das vezes e contém espécies angiospermas e gimnospermas, no Brasil são encontradas principalmente nos estados do sul do país, sendo estes Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O pinheiro do Paraná, pode ser encontrado em outros lugares do país.
Seu fruto na verdade é um pseudo-fruto, formado por 700 a 1200 escamas e de 5 a 15 sementes. A semente (pinhão) é uma amêndoa branca ou róseo-clara rica em amido e aminoácidos. A parte externa é marrom-arroxeada, grossa nos terços inferior e média e fina no topo dos troncos, sendo de grande facilidade para se desprender (RACHWAL, 2007). É uma espécie com bastante durabilidade, podendo assim durar muitos anos e também é resistente ao frio. Em sua fase jovem apresenta uma forma cônica e na adulta tem um formato de taça, quando chega nesta ela praticamente não cresce em altura, porém continua crescendo em diâmetro. A araucária, não gosta de solo que tem muita umidade, porém quando cresce em áreas