Caracterização de Lipídeos
CARCTERIZAÇAO DE LIPIDEOS
Curitiba Pr, 2014
Introdução:
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmica (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares),apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água. Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
(Fonseca, 2007)
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
(ColégioWeb, 2012)
É de muita importância os estudos dos lipídeos, principalmente os de origem vegetais, por causa dos efeitos que eles têm sobre diversos metabolismos nas plantas e nos seres humanos.
Objetivo:
Caracterizar os lipídeos de acordo com suas características físico-químicas, enfatizando a importância biológica destas moléculas. Objetivo principal é a identificação de lipídeos triacilglicerois que são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol e são também altamente hidrofóbicos(insolúveis em água), com os métodos de solubilidade, saponificação e halogenação (teste de iodo).
Materiais:
Material e Reagentes:
5 ml de óleo vegetal
3 ml de éter etílico ( H3C-CH2-O-CH2-CH3) disponibilizado em capela
3 ml de hidróxido de sódio ( NaOH) 0,1M
6 ml de