Caracterização de Lipídeos
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA I
DOCENTE: JEANDERSON SOUZA
ANNA CAROLINA ROCHA
GABRIELLA DOS SANTOS ANDRADE
PRISCILA PINTO COSTA
MAYRA RAMOS DO BONFIM
CARACTERIZAÇÃO DOS LIPÍDIOS
FEIRA DE SANTANA
2013
ANNA CAROLINA ROCHA
GABRIELLA DOS SANTOS ANDRADE
PRISCILA PINTO COSTA
MAYRA RAMOS DO BONFIM
Relatório apresentado à Universidade Estadual de
Feira de Santana, ao curso de Farmácia, como requisito de nota parcial da disciplina Bioquímica I sob orientação do professor Jeanderson Souza.
FEIRA DE SANTANA
2013
1. INTRODUÇÃO
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. (UFSC, 2003)
Como as hidroxilas polares do glicerol e os carboxilatos polares dos ácidos graxos estão unidos em ligações do tipo éster, os triacilgliceróis são moléculas hidrofóbicas e não-polares, essencialmente insolúveis em agua. As funções biológicas
dos
diferentes
lipídeos
são
igualmente
diversas
(LEHNINGER et al., 1995). Os triglicerídeos se dissolvem facilmente em solventes não polares como o clorofórmio ou éter. (CARVALHO, 2005)
Figura 1: Estrutura do Glicerol,
Triacilglicerol e Ácido Graxo
De acordo com Lehninger et al. (1995) “a característica central das membranas biológicas é uma dupla camada lipídica, que constitui uma barreira à passagem de moléculas polares e de ions”. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. (UFSC, 2003).
Segundo Neves e Souza pode-se considerar 3 classes de lipídeos: lipídeos energéticos
(triglicerídeos),
lipídeos
estruturais
(compõem
as
membranas celulares: fosfolipídeos e