Caracterização de Criança de 2 anos e Brincadeira
Em uma criança de 2 anos, a personalidade já se formou claramente. Tem mais controle de si e do que a rodeia. Pensa nela como um único individuo, tem uma crescente noção de si e para si. Gosta de testar tudo, explorar e descobrir coisas novas e é mais inquieta. Percebe que já consegue influenciar situações e se define daquilo que consegue fazer e de como faz.
Tem um maior controle e noção do próprio corpo, uma melhor coordenação motora, já consegue exercer um controle significativo sobre a bexiga e intestino, também em alguns casos pode até pedir para usar o banheiro, já consegue comer sozinha embora ainda se suje.
Desenvolveu maior equilíbrio para andar, gosta de pegar tudo, usa o tato como meio de sentir as coisas, objetos de montar, encaixar, separar, juntar, encher e esvaziar se tornam mais interessantes.
A linguagem se torna mais vasta, consegue formular frases de forma mais organizada, já consegue ter noção de tempo e espaço.
Tem a curiosidade mais aguçada, presta mais atenção nos adultos e suas conversas e uma grande diversão é imitar. O social se torna mais ativo, gosta de estar no meio de outras crianças mas não gosta de dividir as coisas. O negativismo é a resposta pra maioria das questões.
II. Caracterização da Brincadeira
Com essa idade, a criança se tornou ativa, não gosta de ficar parada. Brincadeiras tem que ter movimentos e tem que prender a atenção, caso contrário se torna desinteressante e a criança se dispersa muito rápido.
Algumas dessas brincadeiras são: dançar, rolar no chão, cantar, brincar de esconde- esconde, ouvir histórias, montas, subir e descer, pular, brincadeiras com bolas ou objetos atrativos, bonecos articulados, situações de equilíbrio e porque não até um relaxamento. É importante a criança brincar para aprender a seguir regras, respeitar e conviver com outras crianças, partilhar brinquedos, ter desenvolvimento na linguagem oral e expressar seus sentimentos.
Iremos apresentar a brincadeira