Caracterização de cerâmicas
LUCAS AUGUSTO RAMOS
LUCAS MONTEIRO
RAFAEL BRANCO NEUMANN
CARACTERIZAÇÃO DE CERÂMICAS
PONTA GROSSA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
LUCAS AUGUSTO RAMOS
LUCAS MONTEIRO
RAFAEL BRANCO NEUMANN
Trabalho realizado por acadêmicos do 1º Ano de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Professor: Selauco Vorubi Junior
Trabalho realizado por acadêmicos do 1º Ano de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Professor: Selauco Vorubi Junior CARACTERIZAÇÃO DE CERÂMICAS
PONTA GROSSA
NOVEMBRO/2012
Resumo
O objetivo do trabalho é diferenciar as propriedades mecânicas (ensaio de quebra) de corpos de prova feitos com Argila Escura Bini, sinterizados à 900ºC e a 1100ºC, prensados primeiramente com 1 tonelada, depois com 3 toneladas.
Abstract
The main reason for this work is to differentiate the mechanic proprieties (break test) of specimens made up with the Dark Bini Clay, sintered at 900ªC and 1100ºC, pressed by 1 ton and then 3 tons.
Listas
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Tabela 1.1
Tabela 1.2
Introdução
Umas das matérias primas cerâmicas mais largamente empregadas é a argila. Este ingrediente barato, encontradona natureza em grande abundância, às vezes é usado na forma como minerado sem nenhuma melhoria de qualidade. Outra razão para sua popularidade reside na facilidade com que produtos de argila podem ser conformados; quando misturados nas apropriadas proporções, argila e água formam uma massa plástica que é muito susceptível à conformação. A peça formada é seca para remover alguma umidade, após o que é queimada numa temperatura elevada para melhorar sua resistência mecânica.
A maioria dos produtos baseados na argila cai em duas largas classificações: os produtos estruturais de argila e as louças brancas. Os produtos estruturais de argila incluem tijolos de construção, telhas e tubos de esgoto (manilhas) - aplicações nas