Caracterização das litologias presentes na Mina Quatro Colônias - Campos Bom, RS - para uso como agregado na construção civil
Liana Turcati Selmo 1, Jhonatan Felipe De Almeida 1, Antonio Pedro Viero 2, Artur Cezar Bastos Neto 2, Clóvis Gonzatti 2
2
Alunos de Graduação do Curso de Geologia
Professores do Departamento de Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociêcias
INTRODUÇÃO
A mineração de rocha basáltica para a produção de agregado nem sempre ocorre dentro de jazidas homogêneas. Em algumas jazidas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, em municípios como Novo Hamburgo, Campo Bom, entre outros, é comum a presença de zonas de rocha alterada e, por vezes, de finas camadas ou lentes de rocha de origem sedimentar no meio da rocha vulcânica sã. Esses materiais, via de regra, apresentam uma qualidade inferior do ponto de vista mecânico e tecnológico para a produção de agregado. A mistura desses materiais com a rocha sã tende a contaminar o produto final, diminuindo a qualidade global do agregado produzido.
OBJETIVOS
O estudo tem como principal propósito a caracterização dos materiais rochosos que compõem o agregado produzido na Mina Quatro Colônias, localizada no município de Campo Bom-RS (Figura 1). A partir dessa caracterização será possível avaliar a melhor utilização do produto em diferentes usos na construção civil.
GEOLOGIA DA ÁREA ESTUDADA
A área alvo da pesquisa se situa na extremidade sul da Formação Serra Geral, caracterizada por constituirse de basaltos toleíticos, riodacitos e riolitos. Esta formação foi originada por meio de eventos magmáticos do tipo fissural, relacionados à deriva continental África-América do Sul, durante o processo de abertura do oceano Atlântico Sul no Mesozóico. Na área de estudo, os basaltos são típicos da fácies Gramado, possuem pequena expressão lateral e estão confinados a paleovales e a espaços interdúnicos existentes.
As rochas que compõem esta fácies são derrames de basaltos maciços com