CARACTERIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES E DA COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DO COMPLEXO DE CARNES BRASILEIRO
1500 palavras
6 páginas
THIAGO LIMA DOS SANTOSPAULA MARINHO DA SILVEIRA
RESENHA CRÍTICO-REFLEXIVA DO ARTIGO
CARACTERIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES E DA COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DO COMPLEXO DE CARNES BRASILEIRO
RIO BRANCO
2014
CARACTERIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES E DA COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DO COMPLEXO DE CARNES BRASILEIRO
Esta resenha tem por finalidade realizar uma análise crítica sobre o que se expõe no artigo supracitado, que de maneira técnica algumas características condizentes com a correlação entre as exportações de carnes.
Inicialmente o texto aborda o fato de que nos últimos anos o Brasil tenha se tornado um dos grandes países com capacidade de competir no mercado mundial de exportação de carnes, o que o texto refere-se como proteína animal.
Em suas primeiras abordagens o texto mostra que no inicio dos anos 2000 houve uma alavancagem no setor agroindustrial, que possibilitou de vez a entrada no nosso país como competidor mundial pelo mercado de carnes, uma vez que houveram boas transformações econômicas e uma melhor organização do setor.
Há no artigo uma bela citação de Lima et. al embasando o porque do Brasil ter se destacado no cenário mundial deste seguimento. A citação diz que o país possui clima, extensão, condição geográfica, recursos hídricos, humanos e tecnológicos favoráveis ao agronegócio, porem a crítica que se faz aqui é a de que se levarmos em conta a flora natural do nosso país, perceberemos que ela pouco é favorável à instalação da pecuária, por exemplo, como atividade motriz da economia.
Sabemos, contudo que para a expansão do setor de agronegócio, e sobre tudo da pecuária extensiva, houve a necessidade de desmatar milhões de hectares de florestas nativas, nas regiões centro-oeste (sobretudo no Mato Grosso), e norte do país (especialmente em Rondônia). Porem o trabalho fonte desta resenha trata-se de uma análise voltada à competitividade gerada pela crescente indústria de carnes, o que se compreende a falta desta ótica de cunho mais