Caracterizaçao da velhice
Caracterização Da Velhice em Portugal
A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da Terceira Idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. A Organização Mundial de Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento. As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que condicionam a sua qualidade de vida.
Com base em dados recentes, somos o 7º país mais envelhecido do mundo e 40% dos portugueses com mais de 65 anos, passam oito ou mais horas por dia sozinhos.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 321 mil idosos estão completamente desprotegidos durante largas horas, havendo nestes uma percentagem superior de mulheres.
Problemas económicos e a solidão, são identificados como os principais problemas que atingem atualmente os idosos, muitos não têm capacidade financeira para adquirirem alimentos e o custo dos produtos alimentares é uma das razões para não fazerem refeições mais saudáveis.
Somos atualmente um país com muito trabalho a fazer pelos nossos idosos que segundo relatos frequentes são muitas vezes tratados como uma encomenda. É evidente a enorme falta de tratamento afetivo ou carinho e mesmo nos grandes hospitais, salvo raras exceções, não lidam com esta faixa etária da forma mais correta, porque não há ou são muito poucos os clínicos especializados em geriatria.
Os cuidados ao domicílio apoiados pela segurança social ou por outras instituições de solidariedade, não conseguem uma resposta que permita uma velhice digna embora este facto resulte também de outros fatores de âmbito muito complexo. Ao contrário do que sucede na Suécia país que se caracteriza pelo elevado nível de proteção social praticado nomeadamente aos