caracterizao da psicologia
CAPÍTULO 1 – A Psicologia ou as psicologias
CIENCIA E SENSO COMUM Todos nós entendemos um pouco sobre o termo “psicologia”. Pode-se dizer que “de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco”, pois, as pessoas em geral têm a ‘’sua psicologia’’. Usamos este termo, no nosso dia-a-dia, com vários sentidos. Por exemplo, o poder de convencimento de um vendedor, ele usa de ”psicologia” para vender seu produto; aquele amigo que esta disposto a ouvir nossos problemas, ele tem”psicologia” para entender as pessoas. Denomina-se essa psicologia de psicologia do senso comum,ou seja, todas as pessoas normalmente, têm um domínio, ou compreensão acumulada da psicologia cientifica, permitindo-lhes a explicação dos seus problemas do ponto de vista psicológico.
O SENSO COMUM:
CONHECIMENTO DA REALIDADE É no cotidiano que as coisas acontecem que nós, nos sentimos vivos e sentimos a realidade. Todas as atividades e acontecimentos do dia-a-dia mostram que estamos vivos. Já a ciência é uma atividade reflexiva. Por exemplo, não necessitamos de instrumentos para avaliar a distância de um veículo quando atravessamos a rua, é um acontecimento na realidade, que cria suas próprias ‘’teorias’’ a partir das teorias científicas, para interpretarmos no cotidiano e saber avaliar a distancia do veículo. Vivemos a maior parte do tempo esse cotidiano e as suas teorias, isto é, aceitamos as regras do jogo para acumulamos este conhecimento espontâneo que é chamado de senso comum, para maior compreensão da realidade e ter noção.
SENSO COMUM: UMA VISÃO-DE-MUNDO Essa característica é muito singular, faz parte do conhecimento humano . A visão de mundo é determinada pelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade; pelo seu conhecimento absorvido do senso comum.
ÁREAS DOS CONHECIMENTOS Arte, religião, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano: Pode-se denominar a arte como uma expressão do