Caracteristicas Livro : Triste Fim De Policarpo Quaresma
“Triste Fim de Policarpo Quaresma” é um romance de base Pré-Modernista dividido em três partes e escrito por Lima Barreto, no qual o personagem central é o major Quaresma, funcionário do Arsenal de Guerra e praticante de um nacionalismo ufanista. Do romance surge o filme “Policarpo Quaresma - Herói do Brasil”, a partir do qual pode-se perceber várias divergências com o livro.
O início da história se dá no Rio de Janeiro, onde a República havia sido proclamada recentemente, e o presidente era o Marechal Floriano Peixoto. Numa época de grandes preconceitos em relação aos livros a quem não tivesse formação acadêmica e à arte em geral, Policarpo era muito mal visto pela vizinhança devido ao início de suas aulas de violão com Ricardo Coração dos Outros. Depois de fazer um requerimento à Câmara pedindo que o Brasil tivesse como língua oficial o Tupi-Guarani, passou a ser criticado por seus hábitos de estudo.
A primeira divergência mais visível entre o filme e o livro é a ordem cronológica dos fatos, já que o filme tem início com a discussão no tribunal em relação à afirmação da língua indígena como idioma oficial brasileiro.
Quanto ao pedido feito através do requerimento, Quaresma teve a negação. Com isso, foi se tornando alvo de sarcasmos perante a sociedade. Fato este que enraizava ainda mais seus ideais nacionalistas e o fazia ficar perplexo quanto ao descaso dos brasileiros com a pátria.
Apresenta-se com clareza no livro a indiferença de D. Ismênia em relação ao seu futuro casamento com Cavalcânti, que mais tarde viajaria a fim de estudos sem dar mais notícias à noiva. Nota-se que o filme mostra um caso entre Policarpo e a moça.
Com a insistência em afirmar o Tupi-Guarani como idioma oficial do Brasil, Policarpo escreve um documento oficial com a língua indígena e é mandado para o hospício, de onde só sai depois de