Caracteristicas gerais do Moluscos e Classificação dos Anelideos
- Animais de corpo mole, viscoso e não segmentado.
O corpo não é dividido em segmentos. - Triblásticos.
Possuem os três tecidos embrionários: Ectoderme, Mesoderme e Endoderme. - Protostômios.
No desenvolvimento embrionário forma primeira a boca e depois o ânus. - Celomados.
A mesoderme reveste totalmente a cavidade situada entre a endoderme e a ectoderme, formando o celoma. - Possuem simetria bilateral.
O corpo é divido em duas metades simétricas. - Podem ser marinhos, dulcícolas ou terrestres. - Moveis ou sésseis. - Alguns desenvolvem um exoesqueleto calcário (concha).
Serve para proteção, e pode ser externa ou interna.
Classificação dos Anelídeos
- Oligoquetos: O principal representante desse grupo é a minhoca. Apresentam poucas cerdas por anel. Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo. Nesse animal, é visível o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundação cruzada, trocando espermatozóides. Após a reprodução, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens. - Poliquetos Possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Cada anel tem um par de projeções laterais, os parapódios, no qual estão implantadas as cerdas.
Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos. Um representante dos poliquetos é a neréis. - Aquetos Os aquetos (também chamados hirudíneos) não possuem cerdas e apresentam ventosas, que ajudam na fixação e na locomoção.
Nesse grupo, está a sanguessuga.
A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas também pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. É de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centímetros.