caracteristicas dos dentes
NATHALIA LEITE DO PRADO RIBEIRO
Cavidade Pulpar
TORRES
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................02
CAPITULO O QUE É CAVIDADE PULPAR? ................03
ANEXOS.............................................................................05
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho, tem como escopo de abordar aspectos importantes sobre a cavidade pulpar dos dentes. Visando em primeiro plano, sua localização e sua função.
CAPÍTULO 1 O QUE É CAVIDADE PULPAR?
A cavidade pulpar é um compartimento, inervado e vascularizado que fica entre o centro do dente e a dentina, apresentando a mesma forma do dente e sendo de tecido conjuntivo.
A cavidade pulpar possui duas divisões:
- Porção coronária: Onde está localizada a polpa coronária. É dividida em: Parede oclusal: é a porção da dentina que limita a parte superior da cavidade pulpar. Essa parede apresenta cavidades e entranhas que correspondem aos sulcos, e lóbulos de desenvolvimento e as cúspides.
Parece cervical: é a porção da dentina que possui uma superfície convexa, lisa e polida na parte média, com depressões nos pontos que correspondem as entradas dos canais radiculares.
Paredes mesial, distal, vestibular e lingual: são as porções da cavidade pulpar que correspondem as faces da coroa dentária.
- Porção radicular: Que aloja a polpa radicular.
O canal redicular encontra-se dividido em tres Terços: apical, médio e cervical (didaticamente).Porém biológicamente é dividido em canal dentinário e canal cementário.
CONCLUSÃO
Diante das abordagens apresentadas chega-se a conclusão de que a cavidade pulpar é de extrema importância para os dentes pois é nela que está abrigada a polpa do dente, que por sua vez, é o único