Caracteristicas do liberalismo
ALUNO: PABLO V CONDE
MATRICULA: 201101422246
MATERIA: CIÊNCIA POLÍTICA 2° PERIODO
PROFESSORA: FABIANA RASLAM
Liberalismo clássico também conhecido liberalismo tradicional ou liberalismo laissez-faire ou liberalismo de mercado é uma forma de liberalismo que defende as liberdade individuais, igualdade perante a lei, limitação constitucional do governo, direito de propriedade, direito naturais, proteção das liberdades civis e restrições fiscais ao governo, como exemplificado nos textos de John Locke, Adam Smith, Ludving Von Mises, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu e outros. Assim sendo, é fusão do liberalismo econômico com liberalismo político do final do século XVIII e século XIX. “O núcleo normativo” do liberalismo clássico é a idéia que economia laissez-faire conseguiria criar uma ordem espontânea ou Mão invisível que beneficiara a sociedade, apesar de que ele não se opõe a provisão alguns produtos básicos pelo governo onde eles são vistos como limitados. A qualificação clássica é aplicada retroativamente para distinguir ele do conceito. Liberalismo social desenvolvido no século XX. Liberais clássicos suspeitam de tudo a não ser o mais mínimo dos governos e são contra o estado de bem-estar social.
O pensamento de Adam Smith:
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economia, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
O pensamento de John Locke:
Foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um