Caracteristicas do Egito - Africa
Política
Egito chega a acordo para formar Assembleia Constituinte
Parlamento vai ser composto por partidos políticos, mulheres e religiosos
Na véspera das eleições presidenciais do Egito, artista escreve, em árabe, em muro da capital Cairo a frase "Nunca lhes daremos paz". Ao lado, um painel em grafite com caricaturas do presidente deposto Hosni Mubarak, do líder militar Hussein Tantawi e dos candidatos presidenciais Amr Mussa e Ahmed Shafiq ( Mahmud Hams/AFP)
A Junta Militar egípcia e representantes das forças políticas do país concordaram nesta quinta-feira que o Parlamento formará uma nova Assembleia Constituinte na próxima terça-feira.
A reunião entre militares e os parlamentares foi convocada pelo chefe da junta, marechal Hussein Tantawi, segundo explicou o líder do nacionalista Partido Al Wafd, Sayed el Badaui, em entrevista coletiva.
O consenso sobre as regras para a formação da Assembleia Constituinte foi alcançado no dia em que terminou o ultimato da Junta Militar para que os partidos políticos chegassem a um acordo sobre a situação.
Inválida - A assembleia anterior foi invalidada em abril por um tribunal depois que um quarto de seus membros decidiu boicotá-la por considerar que o órgão estava dominado pelos islamitas e não representava todos os setores da sociedade.
Badaui explicou que a assembleia será formada por 100 membros: 39 de partidos políticos, 21 de personalidades que representarão as mulheres, jovens e cristãos e os demais se dividirão entre juízes, instituições religiosas e sindicatos.
Votação - O líder do Partido Al Wafd também destacou que se chegou a um acordo sobre as porcentagens de votação para aprovar os artigos da Constituição.
A prioridade é buscar um consenso, e se isso não for possível os artigos deverão ser aprovados por pelo menos 67 dos membros da comissão. Em caso de divergência, a aprovação é adiada por 48 horas e os artigos poderão ser aceitos com o voto de 57 membros.
(Com