Caracteristicas dna
Cada ser vivo possui características que o diferencia dos outros. Essas características são chamadas caracteres hereditários, pois são transmitidas de pais para filhos. O conjunto de caracteres hereditários de um indivíduo está contido nos cromossomos presentes em todas as células. É sua informação genética. Quando um indivíduo se reproduz, transmite uma cópia de seus cromossomos – uma cópia de sua informação genética – a seus descendentes. Essa herança possibilita o surgimento de filhos com características similares àquelas dos pais e assegura a perpetuação das espécies.
Os genes estão por trás de quase todas as nossas características, do jeito de cruzar os braços à predisposiçao para doenças graves. Saiba o que passa de pai – e, principalmente, de mãe – para filho
Já reparou na forma como você cruza os braços?
Então, cruze-os e veja qual ficou por cima, se o direito ou o esquerdo. Agora peça que seu filho faça o mesmo. Se ficou diferente, pode apostar que quem passou essa característica à criança não foi você, mas o pai (ou a mãe). É isso mesmo: até o modo como cruzamos os braços é hereditário.
Mais ainda, é uma das chamadas heranças genéticas simples, aquelas determinadas por um gene com duas possibilidades: a versão dominante (o “Azão”, A) e a recessiva (o “azinho”, a). É como dobrar a língua em formato de ?u?: se seu filho não faz isso, herdou só genes recessivos (aa); já se faz, recebeu um ou dois genes dominantes (pode ser ?Aa? ou ?AA?). Já o furinho no queixo, que muita gente afirma ser mais preciso que teste de paternidade (se o filho tem, o pai tem de ter) não é tão óbvio assim: mesmo um filho de pai e mãe que não o apresente pode vir a tê-lo.
Quanto mais deciframos o DNA humano, mais descobrimos que há um fundo genético para praticamente tudo o que somos: características físicas, doenças e problemas de saúde físicos e psicológicos e até habilidades para aprender idiomas, tocar