Caracteristicas da teoria neoclassica
CARACTERÍSTICAS:
TAYLOR
- ANALISARAM OS PROBLEMAS DA ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE FUNDAMENTAL DA QUAL SE ORIGINAM TODAS AS ORGANIZAÇÕES HUMANAS: A FUNÇÃO E SEU OCUPANTE
- SUAS TEORIAS BASEAVAM-SE NA ANÁLISE DO TRABALHO A SER FEITO, A CONSTITUIÇÃO DA TAREFA A SER EXECUTADA, OS MOVIMENTOS DECORRENTES DA TAREFA, O TEMPO GASTO NA REALIZAÇÃO DA TAREFA.
- SUA MAIOR CONTRIBUIÇÃO CONSTITUI-SE NO ESTABELECIMENTO DE MÉTODOS E DE PROCESSOS LÓGIOS PARA FAZER ALGUMA COISA, E NÃO EM VERDADES FUNDAMENTAIS SOBRE AS QUAIS OUTRAS SE BASEIAM (Wahrlich, 1986).
Críticas à organização empresarial de Taylor:
1. Visão mecanicista do Homem – Este é visto unicamente como possuidor da força de trabalho, útil para a produção. As pessoas são vistas como sequência de peças que se articulam para a consecução de determinada tarefa.
2. O Homem é considerado como um ser passivo, sem vontade, sem iniciativa e outras motivações e interesses, que não seja o dinheiro. O seu papel é executar ordens específicas de forma correcta e o mais depressa possível.
3. Especialização exagerada do operário, realizada através da divisão das tarefas, o que aumenta a produtividade e a eficácia do operário. Esta (especialização) não qualifica o funcionário e impede-o de aprender a executar outras tarefas, dificultando a mobilidade profissional. O que interessava era colocar o homem certo no lugar certo.
4. Esta perspectiva apresenta uma visão microscópica do homem e não considera os aspectos humanos da organização.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
A administração científica proposta por Taylor separava o gerenciamento das tarefas da execução das tarefas. O gerente controlava a jornada de trabalho dos empregados para conseguir aumentar a produtividade.
As vantagens foram com relação a este aumento da produtividade, racionalização dos processos de trabalho, especialização dos trabalhadores em determinada função, prêmio ou melhor salário para aquele que produzisse mais.
As desvantagens foram