caracteristicas da sociedade contemporanea
A alta complexidade é uma das características da sociedade contemporânea. Efeito ocorrido pelo impacto dos mais novos temas de relações publica, tentando buscar melhores resultados.
Dentre varias características, há a etnia. É normal existir uma confusão entre os conceitos de etnia e raça, onde raça é a idéia de que é algo definido como natureza biológica, já a etnia esta ligada diretamente ás questões de cultura de determinados grupos que se diferenciam de outros, como: a língua, religião, estilo de roupas, etc. sendo que através desta característica forma se a identidade de cada individuo.
Podemos abordar também, o gênero. Esta abordagem trata-se das diferenças entre homem e a mulher. Não da diferença de sexo, mas sim do gênero sexual que assumimos, sendo diferentes, porem, o sexo biológico (vagina, pênis) e do gênero social (opção sexual). A sociedade impõe as crianças com sexo biológico masculino a serem corajosos e não as deixam brincar de bonecas, sendo assim, gera-se a aprovação social, caso contrario recebera um aspecto negativo.
O trabalho também considerado uma característica da sociedade atual, tem por consideração humana, maçante, ou seja, cansativo. Pois a maior parte das nossas vidas está trabalhando. Só que, o homem tem o desejo de trabalhar mesmo sendo cansativo, pois é preciso para sua auto-estima. A sociedade moderna desenvolveu o sistema de produção onde se caracteriza uma divisão de trabalho complexa. Sendo separado por especialização dos trabalhadores, antigamente um homem conseguia fazer uma casa atualmente precisa-se de carpinteiro pedreiro engenheiro pintor, etc.
Duas abordagens indispensáveis de se falar é o meio ambiente e a sustentabilidade, pois, neste envolve-se o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. Entende-se por desenvolvimento sustentável uma forma de promover o crescimento econômico e a solução de problemas sócias, não só do país, mas do planeta, contra o esgotamento