Caracteristicas da qualidade
A qualidade de um produto é avaliada através de determinadas características deste produto, que são as chamadas características de qualidade.
Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".
Essas características não envolvem apenas elementos tangíveis do produto, mas compreendem também avaliações subjetivas de propriedades menos mensuráveis. Os fatores que comumente estão presentes na avaliação da qualidade pelo consumidor são: aparência ou imagem que tem do produto, desempenho funcional e serviços associados a ele. Pode-se dizer que a qualidade é constituída por dois tipos de características: atributos intrínsecos ao produto, os quais são agregados ao mesmo através de seu projeto, insumos de produção, métodos de trabalho, inspeção etc. e atributos extrínsecos, que não se originam no projeto ou processo de produção e que constituem o valor que o consumidor atribui ao produto, influenciado por forças externas, como a propaganda e fatores sócio-culturais.
As características de qualidade de um produto são definidas através das suas especificações, que, por sua vez, determinam a magnitude das características do produto necessárias para que sua qualidade seja adequada e econômica. As especificações referem-se a materiais, dimensões, processos, projetos, testes, etc.
Juran classifica as características de qualidade de produto, que definem o que o autor chama de adequação ao uso, nas seguintes categorias ou parâmetros de qualidade:
Qualidade de projeto
Qualidade de conformação
Disponibilidade, confiabilidade e manutenibilidade
Serviço de campo ( assistência técnica )
Qualidade de projeto: refere-se aos diferentes níveis ou graus em que um projeto de produto pode satisfazer a uma necessidade