Caracteristica medieval
A Espanha era imagem de uma terra pela guerra, meio cristã e meio moura com guerra entre cristãos e muçulmanos, Árabes, bárbaros, eslavos, judeus onde serviam hora nos reinos cristãos, hora nos reinos taifa.
Nessa época a península Ibérica estava sob constante ameaça de hordas muçulmanas que tencionavam invadir a Europa. O rei Fernando I havia conseguido controlar alguns territórios mouros. No entanto, seu testamento enfraqueceu o reino, ao dividi-lo entre seus filhos. A Sancho coube Castela; a Afonso, Leão. Contrariando a vontade paterna, Sancho apoderou-se de Leão, auxiliado pos Rodrigo Dias. Logo depois, o primogênito foi assassinado e Afonso tornou-se rei, após ter jurado, por imposição de Rodrigo, sua inocência na morte do irmão. Apesar de repudiar El Cid, o novo soberano, sabendo-o poderoso e temível, conseguiu casá-lo com sua prima Jimena, trazendo-o para perto de si e, ao mesmo tempo, harmonizando os povos de Leão e de Castela, uma vez que Rodrigo era muito respeitado pela população.
El Cid também lutava por reinos era o homem de confiança do rei onde preparava suas tropas para luta conseguir reunir num só exército reinos e chefes antagônicos para juntos darem combate a um inimigo comum. Nesse período, as mais importantes terras controladas pelos cristãos era de Dom Fernando rei de Castela, Leão e Astúrias - , cuja capital situava-se em Burgos, ao norte do país.
Sua conquista mais importante foi á cidade de Valença, que ofereceu a Afonso e onde se estabeleceu até falecer, em 10 junho de 1099 de morte natural.
Rodrigo Dias, El Cid é um personagem emblemático da integração das culturas mouras e cristã, os principais esteios da formação do moderno povo espanhol.
Os renascentistas do século XV afirmaram que a Idade Média “ foi uma longa e tenebrosa noite de mil anos,” porque o desenvolvimento intelectual sofreu uma paralisação, dando lugar a uma preocupação exclusiva com a religião.
As Cruzadas foram expedições