Caracteriscas
Um auditor é um agente de mudanças, pode ser externo à empresa- cliente ou interno (neste caso sendo um funcionário da própria empresa) que assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais no processo.
Para ter a vocação de auditor, é preciso dar sustentação ao termo vocação. E essa sustentação pode ser efetuada por um tripé:
INTEGRIDADE
FELICIDADE
VALORES
1) VALORES: o valor refere-se ao serviço prestado, relacionado ao resultado proporcionado para a empresa. 2) INTEGRIDADE: integridade do profissional para atuar como auditor. Essa integridade é consolidada quando o auditor se coloca totalmente a serviço e auxilio da empresa. 3) FELICIDADE: a felicidade é resultado de vários fatores. Tais como a realização profissional, a liberdade de atuação, o aprendizado na tarefa junto aos executivos da empresa. Naturalmente que essa felicidade é pessoal e que cada caso é um caso.
4.1 CARACTERISTICAS BÁSICAS
As principais características do auditor são separadas em três grupos para facilitar o entendimento.
4.1.1 CARACTERISITICAS COMPORTAMENTAIS
São características que consideram a forma do auditor de se posicionar perante às situações que o mesmo provoca ou que são colocadas a sua frente. Essas características podem ser identificadas no auditor como.
a) Ter atitude interativa perante as diversas situações que as empresas colocam em sua frente. b) Ter uma atitude racional. c) Fazer parte do mundo – o auditor deve ter amplo referencial de atuação. d) Ter adequado relacionamento com as pessoas – o auditor deve ter um bom relacionamento com todas as pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente com ele. e) Ter diálogo amplo e otimizado – o auditor deve estar consciente quanto aos direitos das instituições, empresas e pessoas, e assumir uma postura básica de predisposição ao diálogo em seu sentido mais amplo. f) Ser negociador – o auditor deve buscar e apresentar a