Caracter Sticas
A Idade Moderna é o período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa). Nesse período aconteceram transformações sócio-políticas e econômicas que mudaram o curso da história.
Os três movimentos que marcaram o início da Idade Moderna:
•Renascimento Cultural
A arte passa a ganhar espaço e ser reconhecida no período renascentista, a cerca do século XV, isso graças a expansão do mercado europeu, onde muitos passaram a ter uma condição financeira melhor e passaram a investir em questões artísticas como por exemplo ”patrocinando” pintores, músicos, escultores etc.
Nessa época foi criado o Mecenato, uma espécie de proteção aos artistas, no qual participavam o clero, os burgueses e os governantes, com o objetivo de se destacarem e ficarem mais conhecidos entre todas as pessoas. As cidades que se destacaram no início dessa época como polos artísticos foram Veneza, Gênova e Florença.
Com a valorização da cultura diversos artistas eram convidados a pintarem ou esculpirem imagens dos integrantes das famílias mais nobres, com toda essa divulgação e ascensão da arte a Itália foi reconhecida como o berço do Renascimento, por esse motivo passou a influenciar artisticamente outros países europeus.
Nesse período, diferente da era medieval onde predominava o teocentrismo (Deus como centro do universo), na idade moderna o que surgia com bastante força era a concepção antropocêntrica (o homem no centro do universo, o entendimento humano ganham imenso valor), a natureza passa a ser fundamento essencial para esse analise de compreensão do mundo, com fundamentos na cultura greco-romana.
•Reforma religiosa
Movimento que rompeu a unidade do cristianismo.
Isso ocorreu porque os membros da Igreja estavam abusando seu poder, vendendo terras, exigindo dos fiéis dízimos cada vez maiores e até mesmo vendendo relíquias sagradas, aumentando de forma muito significativa seu poder aquisitivo.
Com essa postura, os fiéis, reis (que