Caracter Sticas Gerais Dos V Rus
Visíveis apenas ao microscópio eletrônico, os vírus são seres extremamente pequenos. Diferem dos demais seres vivos por não apresentar uma estrutura celular, sendo denominados, portanto, de seres acelulares. Em sua constituição, apresentam moléculas de ácidos nucleicos (DNA ou RNA) e proteínas. Fala-se em vírus de DNA e vírus de RNA.
Devido à simplicidade de sua estrutura, são incapazes de se reproduzir independentemente. Sua reprodução depende da estrutura presentes nas células de outros seres vivos. São, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios. Uma vez instalado, o vírus comanda o metabolismo da célula, que passa a reproduzir novos vírus. Devido à sua ação parasitária, são causadores de inúmeras doenças que afetam vegetais e animais. Estrutura Viral
Os vírus são constituídos por uma cápsula proteica denominada capsídeo. O capsídeo envolve e protege as moléculas dos ácidos nucleicos.
As proteínas do capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. Essa especificidade das proteínas permite ao vírus identificar as células mais adequadas para hospedá-las.
Reprodução dos vírus de DNA
Os vírus só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira, infectando-a, e, na maioria das vezes, causando doenças. Analisemos a reprodução de um vírus que ataca as células de bactérias, denominado bacteriófago.
Quando o vírion (nome dado ao vírus que se encontra fora da célula) encosta na membrana de uma bactéria, libera enzimas que a perfuram e a molécula de DNA viral é injetada na célula.
Uma vez no interior da célula da bactéria, o DNA viral passa a comandar a produção de enzimas, que inibem as atividades do metabolismo genético da bactéria. Com isso, o DNA viral assume o controle do metabolismo bacteriológico, utilizando suas enzimas e seus nucleotídeos para fabricar cópias de si mesmo. proteínas, que servirão para formação de novas cápsulas. As novas cápsulas passam a envolver moléculas do DNA viral, e, em menos de uma hora,