Caracaterísticas e diferenças individuais
&
Diferenças Individuais
Lucas Franco de Freitas
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Características
&
Diferenças Individuais
Lucas Franco de Freitas
Trabalho apresentado na disciplina de Teoria das Organizações
Professor: José Iesca Rodrigues
Turma: NA-2
São Paulo/SP
2011
Sumário
Neste trabalho iremos apresentar um estudo referente ao capítulo onze do livro “Teoria Geral das Organizações”. Serão relatados os principais conceitos para o entendimento do comportamento humano nas organizações; analisaremos as características que fazem das pessoas singulares e explicaremos o efeito das características individuais sobre o comportamento e o desempenho das pessoas.
Neste capítulo, serão estudados os seguintes conceitos das ciências comportamentais que ajudam a entender as pessoas e seu comportamento, como indivíduos e membros de grupos nas organizações:
Percepção
Atitudes
Aptidões
Inteligência
Personalidades
Variáveis Biográficas
Introdução
Se fôssemos idênticos o mundo seria muito aborrecido. Já pensou? Todos iguais uns aos outros. Felizmente, somos todos singulares, mas feitos dos mesmos ingredientes. Por esse fato, as pessoas são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.
O entendimento das diferenças individuais é importante em muitos aspectos da administração das organizações. Compreender como as pessoas são, e como agem, ajuda a tomar decisões de marketing, recrutamento e seleção de pessoal, bem como trabalhar em grupo, liderar equipes e conviver com colegas de trabalho.
Percepção
Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e