Capítulo 5 A Verdadeira Intenção do Sistema Ford O Sistema Ford e o Sistema Toyota.
A Verdadeira Intenção do Sistema Ford
O Sistema Ford e o Sistema Toyota.
Henry Ford foi o criador do sistema de produção automotiva,deve haver tantas maneiras de se fazer carros quanto há companhias automotiva.Os métodos de produção é espelho da filosofia do gerenciamento empresarial, assim como a individualidade da pessoa responsável pela planta.
O Sistema Ford simboliza, a produção em massa e as vendas na América, sistema esse baseado no fluxo do trabalho.
A diferença entre o sistema Ford e o Sistema Toyota de Produção
Charles E. Sorensen foi um homem fundamental na história da Ford, foi o primeiro presidente da Ford Company.
Depois de várias tentativas Charlie Lewia e Charles chegaram a conclusão que ao invés de deixar as principais e mais volumosas peças, como motores,eixos no canto noroeste da fábrica a fim de obter um espaço maior, trazendo-as somente em horários regulares as divisões de materiais que haviam marcado. Foi então que tiveram a idéia de que a montagem seia mais fácil,simples e rápida se fosse movido o chassi junto,iniciando-se em uma ponta da fábrica com uma estrutura e depois montando os eixos e as rodas,depois o movendo até o estoque, facilitando o trabalho de ter que trazer o estoque até o chassi,formando assim uma contínua linha de montagem.
A diferença é enquanto Sorensen preocupou-se com o armazenamento das peças,a Toyota eliminou o "depósito".
Produção em Pequenos Lotes e Troca Rápida de Ferramentas
A indústria automotiva americana tem mostrado continuamente que a produção em massa planejada tem o maior efeito na redução de custos.O Sistema Toyota de Produção tem como foco a produção em pequenos lotes e troca rápida de ferramentas, contrario ao Sistema Ford.
O Sistema Ford defende os grandes lotes,líder com grandes quantidades,e produz muito inventário. Já o Sistema Toyota trabalha com o principio de eliminar totalmente a superprodução gerada pelo inventário e custos relacionados. Para conseguir isso, põe em