CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE PAULO FREIRE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA- ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA
Neste capítulo 3 do livro, Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire discorre em 9 subitens sobre a postura do professor desde seu compromisso com a profissão ao seu compromisso subjetivo com seu aluno.
Neste livro, o autor lança um olhar sobre a condição do professor e o exercício de ensinar, suas práticas e sua condição humana, que vai de transmitir seu conhecimento cientifico, como revelar explicita ou implicitamente seu posicionamento como ser social.
De fato um professor assume vários papeis numa sala de aula, ele é formador de opiniões, intermediador, inquietador, inquiridor, “mágico”, ator, investigador, psicólogo ... tudo que envolva as relações entre seres humanos, já que ele lidará com várias pessoas e mundos até então, semelhantes e até mesmo desconhecidos.
Entrando propriamente nas discursões promovidas pelo autor, os capítulos transcorrem revelando palavras chaves que no final da a ideia de um manual da forma de agir do professor. Inicia falando a competência e generosidade do professor, que ele tem que ser uma pessoa que fez por onde estar ali, que fez e fará seu papel com toda qualidade que possa desprender, se mostrando uma pessoa acessível, mesmo se for questionado e não souber, não terá o constrangimento de assumir que não sabe e pesquisará pra solucionar o problema surgido, evitando ao máximo repetir essa ação.
Que o professor é uma pessoa que faz parte do mundo e tem opiniões, terá que ser ético, justo, coerente quando for necessário, ou seja, ele terá que ser o que vive sem mostrar ambiguidade de ações. É um formador de opiniões, onde decisões, ações, sendo elas coerentes, fará da educação uma construção mútua superando qualquer tipo de obstáculos que possam aparecer, nisso se constituirá sua experiência, sua liberdade e seu respeito.
Dentre as várias ações do professor uma das mais importantes e estabelecer diálogos entre os alunos, o ato de falar e ouvir, reciprocamente, promoverá um alicerce para a educação do sujeito de