Capítulo 2 introdução a metodologia do estudo e do trabalho científico
Porém, para tornarmos a leitura um aprendizado contínuo e profícuo, devemos nos abster de uma quantidade exagerada de leitura e buscarmos literaturas que nos auxiliem na melhoria de nossos conhecimentos, sempre respeitando o contexto sócio político globalizado.
2.1 Mostra os passos essenciais para a devida compreensão do texto, apresentando as modalidades de leitura: Leitura Analítica, sugere a delimitação de uma unidade de leitura, ou seja, uma quantidade razoável de texto; Análise Textual é a leitura preparatória que busca uma visão do conjunto do texto, permitindo ao leitor sentir seu estilo e método... Análise Temática permite a reconstrução da lógica do pensamento do autor através da identificação de seus componentes. Esses elementos são essenciais à compreensão efetiva do texto e é a base para a construção do resumo; Análise Interpretativa, implica a interpretação das ideias do autor, a tomada de posição pessoal sobre as ideias expostas, a qual extrapola os sentidos expressos no texto.
2.2 Formas de Registro ou Documentação:
2.2.1 Resumo ou resumos?
O título no plural pode trazer questionamentos, e é essencial que seja percebido assim, pois há várias maneiras de resumir textos. Indica ainda um conjunto de regras para a elaboração de um bom resumo:
a) Não pretender resumir antes de ler, esclarecer, sublinhar e fazer várias anotações à margem do texto.
b) Ser breve e compreensível.
c) Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e as anotações à margem do texto.
d) Nos casos de transcrição textual, usar aspas e fazer referência completa à fonte.
2.3 Resumo Técnico
2.3.1 Conceituação
Resumo de acordo com a ABNT é a apresentação concisa dos pontos relevantes.
Reduz o texto sem destruir-lhe o