Capão do leão
Trabalho Geografia
Turismo: Capão Do Leão.
Nome: Larissa Silveira Thayanne Araujo
Daniela Viera
Turma: 2°B
Capão Do Leão 29 de Agosto.
Cacimba Do Padre Doutor: Havia uma casa onde vivia Padre Doutor um dos primeiros proprietários de terras onde é Capão do Leão. Depois de um tempo morou ali Barão de Santa Tecla formando a “Estância Santa Tecla”. Nessa casa encontra-se uma Cacimba que fornecia água para Padre Doutor, após sua morte 13 de Agosto de 1813 atribuíram poder de cura para aquela água, então se espalhou a fama. Em 1880 Barão de Santa Tecla interditou a Cacimba devido ao andaço de Cólera na época. Depois de tudo isso ainda serviu de oratório. São Francisco de Paula ficou la um tempo até a construção de sua igreja em Pelotas. E ainda algumas homenagens como o Arroio do Padre Doutor.
As Cercas de Pedra: Localizadas na parte Sudeste da Serra do Pavão tem por volta 1km de extensão. A tradição Leonense conta que seria o mesmo período anterior a abolição da escravatura e foi construída pelos escravos. Porém não existe uma afirmação concreta sobre as cercas de pedra.
O túmulo do enforcado: Por volta de 1950 vinham excursões com pessoas que faziam promessas e ofertavam flores e velas a esse desconhecido enforcado no topo da pedreira. Ninguém sabe ao certo quem foi esse misterioso homem que faz parte da cultura Leonense pelo menos há 100 anos.
Obeliscos da Primeira e Segunda guerra Mundial: Os Obeliscos foram construídos em homenagem ao fim da guerra. Ali eram depositados cartas, jornais e documentos da época.
Ferrovia Rio Grande- Cacique: Houve um tempo em que a sede de Capão do Leão possuía duas estações ferroviárias: uma junto à Praça João Gomes e outra no Teodósio, distantes cerca de 1,8 mil metros uma da outra. A da Praça João Gomes foi desativada há cerca de dez anos, tempo suficiente para que o antigo e histórico prédio da